quinta-feira, 22 de abril de 2010

criançamento da dezena

Estou na luta diária com minhas turmas. Deficiências de aprendizagem, muitos repetentes, alunos ainda não alfabetizados... Uma infinidade de questões.
Há duas semanas explorando materiais concretos e propondo exercícios para compreensão dos conceitos de unidade e dezena em nossa numeração, saio da sala mais animada com uma brilhante colocação de um aluno. Mas antes de eu revelar a sua fala, explico brevemente o contexto: contei aos alunos a origem de nosso sistema de numeração decimal, apresentei outras formas de contagem, como dos romanos e egípcios, etc. Nessa história, o senhor que recolhia suas ovelhas após o pasto diário simplificou a contagem para verificação utilizando uma pedra maior a cada dez pedrinhas coletadas (que representavam dez ovelhas). Um de meus alunos, em raro momento de concentração, conclue: profê, é como se ele colocasse as dez pedrinhas dentro da pedra maior. Depois dessa aí, é guardar o material e dar tchau, uma vez que a frase dita por ele sintetiza de forma perfeita o conceito de dezena. Para alguns pode parecer pouco, mas para a criança é uma síntese exata e irreparável de anos de construção numérica.
É um criançamento da dezena.

Deise

Nenhum comentário:

Postar um comentário